Desenvolvimento do ouvido harmônico

Nos dias de hoje, é comum na vida prática do músico popular, que uma nova canção seja executada assim que ela tenha sido lançada na mídia. Essa frequente renovação de repertório, faz com que seja indispensável ao instrumentista saber reproduzir um grande número de músicas, muitas vezes sem o auxilio de partitura ou cifras.

Para isso, é necessário que o músico aprimore sua percepção auditiva, no sentido de reconhecer toda a harmonia contida dentro do arranjo de uma música, diluída entre o timbre dos instrumentos, que é realmente o “corpo” dessa música.

O curso Desenvolvimento do Ouvido Harmônico, propõe a memorização do som dos acordes, com o objetivo de aprimorar a percepção auditiva, visando chegar àquilo que é comumente chamado de “tirar uma música de ouvido”.

Os exercícios são práticos e teóricos. O curso é apostilado. Os pré-requisitos, são conhecimentos teóricos sobre formação de acordes (tríades e tétrades) e boa entoação vocal. Dividido em dois módulos (Módulo 1 – Campo Harmônico Maior e Módulo 2 – Campo Harmônico Menor).

 

Comments are closed.