álbum: Colcha de Retalhos – Canta Viola

As mais belas canções consagradas por Cascatinha & Inhana, fazem parte do álbum Colcha de Retalhos, lançado em 2001, que os homenageia. Resgatando um passado de grande destaque na música regional, o Duo Canta Viola recria o repertório da antiga dupla no álbum Colcha de Retalhos.

O trabalho chama a atenção pela pureza sonora com que os arranjos foram feitos, usando apenas a viola caipira e o violão, numa cuidadosa produção musical, assinada pelos dois integrantes do duo. A característica sobreposição de vozes e o uso de instrumentos típicos da autêntica música raiz deram ao álbum um verdadeiro sabor das coisas do campo.

Índia, a canção paraguaia vertida para português por José Fortuna, e que consagrou Cascatinha e Inhana em 1953 com o prêmio Roquete Pinto, faz parte do disco entre outras canções famosas.

Músicos: Laura Campanér (voz, violão e viola caipira) e Zé Terra (voz, violão e viola caipira). Produção musical: Laura Campanér e Zé Terra. Técnico de som: Lucélia Santana. Mixagem e masterização: Flávio Decaroli Sani (Stúdio Mega – São Paulo).

Sobre o trabalho a jornalista Bel Carrilho Martins comentou: “Cantar Cascatinha e Inhana é recorrer ao imaginário irrequieto dos tempos de infância e juventude. Um salto da casa da avó para a casa da tia, aonde a poesia chegava através das canções imortais da dupla, no cheiro de café, no gosto do assado, do passado tão presente na memória de todos nós, brasileiros. Músicas simples, que geração em geração nos fizeram ninar, despertar para as coisas do campo, onde necessariamente nem vivemos ou que propuseram, aos nossos pais e avós, o amor”. (Bel Carrilho Martins)

Faixas:
1. Meu Primeiro Amor (José Fortuna/Pinheirinho Jr)
2. Flor do Cafezal (Carlos Paraná)
3. Colcha de Retalhos (Raul Torres)
4. Chuá Chuá (Pedro Sá Pereira/Ary Pavão)
5. É Bem Cedo (Zé Terra/Luisa Gimenez)
6. Anahi (Oswaldo Sosa Cordero) versão: José Fortuna
7. Sertaneja (René Bittencourt)
8. Índia (versão: José Fortuna)
9. Rolinha - La Paloma (versão: Pedro de Almeida)
10. Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo)
11. Guacyra (Hekel Tavares/Joracy Camargo)
12. Casinha Pequenina (D.P.)
13. Água (Laura Campanér/Bel Carrilho Martins/Luisa Gimenez)

Ficha técnica:
Fotos: Marco Aurélio Olímpio
Projeto Gráfico: Lex Centola
Produção musical: Laura Campanér e Leandro Paccagnella
Direção artística e produção executiva: Bel Carrilho Martins
Gravado, mixado e masterizado no Studio Mega (São Paulo) – novembro de 2000
Técnico de gravação: Lucélia Santana
Mixagem e Masterização: Flávio Decaroli Sani
Selo: Borage Diskos
Lançado em 2001 – mídia CD com distribuição de Ouver Records e em 2003 relançado com distribuição de Trama Produções Artísticas

Comments are closed.