Violões Dedilhados – livro

12 Estudos para a Mão Direita

"A agilidade no violão vem da consciência do movimento dos dedos. O domínio da técnica é uma conquista diária". Laura Campanér

Contendo as partituras do álbum homônimo lançado no começo do ano de 2021 nas plataformas digitais, o livro Violões Dedilhados é uma edição da Lisbon Internacional Press em dois formatos, em papel e Ebook, atendendo ao mercado editorial do Brasil e de Portugal.

As músicas que integram o livro são os 12 estudos que a violonista compôs inspirados na técnica exposta pelo violonista uruguaio Abel Carlevaro (1916-2001), em sua “Série Didactica de La Guitarra” (Cuaderno no.2), dedicada à mão direita.

Apesar de estar associado ao álbum musical, o livro funciona de maneira independente pois os temas são compreendidos como estudos didáticos, uma vez que a técnica aplicada é intrínseca às composições.

As músicas são em sua maioria para o violão solo, mas também há temas para duos de flauta e violão e um tema para trio de clarinete, sax soprano e violão. 

Professora de violão popular durante 22 anos na Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM) em São Paulo, hoje conhecida como EMESP, Laura Campanér trouxe para o livro sua experiencia pedagógica.

Os estudos foram compostos durante o período em que ela esteve atuando na instituição, com o objetivo de oferecer aos seus alunos uma maneira lúdica de estudar a técnica. Foi a partir da prática desses estudos por seus alunos, que surgiu a ideia de registrá-los em áudio.

O álbum Violões Dedilhados foi gravado no estúdio da universidade nesse período (2008), por quatro dos seus melhores alunos, convidados para interpretar, cada um deles, três estudos.

“Eu quis proporcionar a esses alunos a experiência de entrar em estúdio para compreender como se dá uma gravação profissional”, comentou Laura a respeito do registro. O resultado foi tão surpreendente que ela guardou o material para lançar em um momento propício.

Vídeo onde Laura Campanér comenta o Estudo no.6, (Choro no.1), como foi feito e o que inspirou a compor, seguido do vídeo onde ela interpreta esse Estudo.

Serviço: Pré-venda:

Livraria Atlântico (site)

https://www.livrariaatlantico.com.br/pd-8b183d-violoes-dedilhados-12-estudos-para-a-mao-direita-laura-campaner.html?ct=&p=1&s=1

Livraria da Travessa

https://www.travessa.com.br/violoes-dedilhados-12-estudos-para-a-mao-direita-1-ed-2021/artigo/fdec2025-6727-4bd8-b01a-1742798a5904

Livraria Martins Fontes Paulista

https://www.martinsfontespaulista.com.br/violoes-dedilhados-954655/p

Livraria Cultura

https://www3.livrariacultura.com.br/violoes-dedilhados-2112300512/p

Lisbon Internacional Press (venda apenas para Portugal)

https://www.lisboninternationalpress.com/livraria/violoes-dedilhados-12-estudos-para-a-mao-direita

Violões Dedilhados no formato ebook:
Livraria Cultura

https://www3.livrariacultura.com.br/violoes-dedilhados-12-estudos-para-a-mao-direita-891102812/p

Saiba mais:

O livro Violões Dedilhados se dirige ao aprimoramento da técnica de mão direita, em especial a dos dedilhados. Entre os Estudos há alguns mais fáceis e outros mais difíceis, no geral indicados para o nível médio.

São composições atuais de diferentes estilos, evidenciados nos títulos Moving Jazz, com influências do jazz e Dança, um tema para flauta e violão em ritmo de baião.

Músicas do álbum Violões Dedilhados:

Matéria sobre o lançamento do álbum Violões Dedilhados:

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2021/02/06/compositora-laura-campaner-reune-estudos-no-album-violoes-dedilhados.ghtml

Comments are closed.